Translate

segunda-feira, 11 de junho de 2012

O PODEROSO HERCULES DESENHO









O Poderoso 
Hércules
The Mighty Hercules (1963)
Em 1963 a Trans-Lux Productions (produtora de Speed Racer e Gato Félix) lançou O Poderoso Hércules (The Mighty Hercules), uma série animada com 30 minutos de duração, ambientada na época da Grécia Antiga, onde a mitologia ajudou a inspirar a maioria dos personagens. 
Hércules é um semi-deus que vive no Monte Olimpo. Certo dia, disputou com seu melhor amigo para saber quem era o mais poderoso. Hércules venceu após várias lutas e provas. Em seu palácio, Zeus, o pai de todos os deuses, pôde recompensar Hércules por ter vencido o duelo. Ele pediu permissão para que pudesse ir à Terra, pois haviam muitos mortais precisando de ajuda. Mas, conseqüentemente, sua vinda à Terra o faria perder os poderes divinos, transformando-se em um simples mortal. O problema foi solucionado quando Zeus concentrou os poderes dos deuses em um anel, que deve ser usado sempre que Hércules estiver na Terra.
E assim, o Poderoso Hércules deixa o Monte Olimpo em busca de aventuras, decidido a lutar contra o mal onde quer que ele estivesse. Na iminência do perigo, ele retira o anel de seu cinturão, coloca em seu dedo e levanta o braço em direção aos céus para requerer os poderes dos deuses. Grandes raios e faíscas caem sobre o anel e em questão de segundos, Hércules ganha força e está pronto para o combate.
Na Terra, Hércules passa a viver no Vale de Learien, onde enfrenta terríveis feiticeiros, monstros e deuses, como Dédalus, Medusa, Máscara, Guilhermina e Elvira, esta que costumava disfarçar-se sob o formoso rosto de Helena para enganar a Hércules e fazer-lhe cair em suas armadilhas.
A bela jovem Helena de Tróia é apaixonada por Hércules e, juntamente com o centauro Newton, acompanha o semi-deus para auxiliá-lo na luta contra o mal. O Rei Dorian também aparece nas histórias auxiliando o grupo.
Newton é um centauro de orelhas pontiagudas, que tem a mania de dizer as frases duas vezes.
- "É você, Newton?"
- "Sou eu, sou eu!!!"
Newton tem um amigo fauno (divindade campestre - metade homem, metade animal - com pés de cabra e cornos) chamado Tute, que é mudo mas se comunica tocando uma flauta.
Os roteiristas de O Poderoso Hércules foram George Kashdan e Jack E. Miller, que na época também eram redatores da editora DC Comics. Isso explica a semelhança entre Hércules e Lanterna Verde (da DC Comics): ambos obtém forças através de um poderoso anel.
Ao final de cada episódio não falta a seqüência onde Hércules corre para o horizonte ou salta de alguma montanha, gritando seu característico "Olímpiaaaaa!".
Como na maioria dos desenhos da época, a técnica de animação é bastante modesta. Há fundos de paisagens (backgrounds) que não passam de três ou quatro, e seqüências (como primeiros planos, movimentos) que também se repetem em excesso.
Mas isso não foi empecilho para que O Poderoso Hércules fosse sucesso entre as crianças do Brasil de de várias partes do Mundo.




6872 
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário