Translate

sábado, 2 de junho de 2012

JEANNIE E UM GENIO


Emissora: NBC.
Emissora no Brasil:  TV Paulista, TV Excelsior,  Tv Bandeirantes, Rede 21 e Rede Tv!.
Ano de Produção: de 1965 a 1970 (
139 episódios).
Cores.
Companhias Produtoras: Columbia Pictures Television
.
 





A Série.

Depois do sucesso de  A Feiticeira a NBC passou a ver no filão de “mágicas” uma enorme fonte de audiência e decidiu encomendar um projeto semelhante. A emissora procurou pelo novelista Sidney Sheldon e pediu para que este criasse uma série, que se chamou Jeannie é um Gênio.
Jeannie é um Gênio foi uma série de TV norte-americana, criada e produzida por Sidney Sheldon, com temas musicais compostas por Buddy Kaye e Hugo Montenegro, distribuída pela Columbia Pictures Television e apresentada originalmente nos Estados Unidos pela rede NBC, de 18 de setembro de 1965 até 26 de maio de 1970, num total de 139 episódios, de 30 minutos aproximadamente cada episódio. 

Bastidores.

A atriz Barbara Eden sempre foi a primeira escolha de Sidney Sheldon para o papel de Jeannie, já que o mesmo admirava sua beleza e sensualidade. Larry Hagman foi escolhido dentre vários atores que fizeram testes para o papel de Anthony Nelson.



Consta que sua situação pessoal não era nada boa na ocasião, já que tinha apenas US$ 20 dólares no bolso e estava a 9 meses desempregado, com a família acampada numa praia. Curioso se considerarmos que Hagman era filho da atriz Mary Martin e de um advogado chamado Benjamin Hagman. Bill Daily foi convidado para ser Roger Healey pelo fato de ter atuado num dos primeiros episódios de A Feiticeira (episódio este que foi assistido por Sidney Sheldon).
Barbara Eden  ficou grávida no 1º ano da série, obrigando o pessoal dos figurinos a elaborar um disfarce para sua barriga. A solução encontrada foi o uso de um véu que saia do chapéu, dava volta no pescoço e terminava do outro lado do chapéu, envolvendo o rosto de Barbara. Em alguns capítulos aparece a irmã espertalhona de Jeannie, que era representada pela própria Barbara Eden e quando as duas precisavam aparecer em uma mesma cena a duble utilizada era Evelyn Moriaty. 
Em 23 de agosto de 1995 o ator Larry Hagman sofreu um transplante de fígado, por problemas causados pela bebida. Larry viciou-se ainda nos anos 60, durante a produção da série. Conta-se que, em muitas vezes chegava tão bêbado às filmagens que elas tinham de ser interrompidas. Além disso fumava maconha e tomava LSD.


A História.

A história de Jeannie é um Gênio começa quando um Capitão da NASA, chamado Major Anthony Nelson, testa um novo foguete mas este apresenta problemas e cai numa ilha do Pacífico (na verdade, uma praia chamada Zuma, ao Sudoeste da Califórnia). Enquanto aguarda socorro, Nelson acha uma garrafa e ao abri-la liberta uma linda gênio com cerca de 2.000 anos de idade. A gênio se declara servidora de Nelson, a quem passa a chamar de "Amo". Nelson reluta em levá-la pra casa, mas a gênio volta para a garrafa, conseguindo colocá-la entre os pertences do Capitão indo parar em sua residência, em Cocoa Beach.
Jeannie torna-se sua companheira e a causa de inúmeras e hilárias confusões. Junto com seu amigo, o também astronauta Roger Healey, ele tenta esconder Jeannie de todos, principalmente do desconfiado Dr. Alfred Bellows, tentando convencer o pobre Dr. Belows que tudo que está acontecendo tem uma explicação simples e natural.


No Brasil.

No Brasil o seriado estreou em 1966 quando passou a ser exibido pela TV Paulista. Dois anos mais tarde transferiu-se para a TV Excelsior onde teve sua segunda temporada apresentada. Também passou na TV Record, com os episódios da primeira temporada fora da programação, por serem em preto e branco. Em 2000, a Rede TV! exibiu a série com a primeira temporada colorizada por computador. A dublagem no Brasil ficou a cargo da AIC São Paulo.


Jeannie ganhou uma versão em desenho animado entre os anos 73 e 75. Mas a produção de Hanna-Barbera em quase nada lembrava o seriado.

Elenco

 
Dubladores Brasileiros

   
Barbara Eden .... Jeannie
Larry Hagman .... Major A. Nelson
Bill Daily .... Major R. Healey
Hayden Rorke .... Dr. A. Bellows
Emmaline Henry .... Amanda Bellows
Vinton Hayworth .... General Schaeffer
AIC - São Paulo:

Líria Marçal .... Jeannie
Emerson Camargo .... Major A. Nelson
Flávio Galvão .... Major A. Nelson
Dráusio de Oliveira .... Major R. Healey
Luiz Orione .... Dr. A. Bellows
Xandó Batista .... Dr. A. Bellows
Helena Samara .... Amanda Bellows
João Ângelo .... General Schaeffe


Nenhum comentário:

Postar um comentário