Translate

sábado, 2 de junho de 2012

ALF - O ETeimoso



Um dos grandes sucessos dos anos 1980, se tratando de séries de tv, foi a comédia ALF - O ETeimoso, que marcou adultos e crianças ao longo dos anos.

ALF  tinha uma premissa similar a uma outra comédia de grande sucesso nos anos 1960, Meu Marciano Favorito, na qual um alienígena passa a viver na Terra após a queda de sua espaçonave. No caso, Gordon Shumway, um extraterrestre, cai no telhado da garagem da família Tanner depois que seu planeta, Melmac, explode. Amigável, ele acaba sendo acolhido por Willie (Max Wright), um assistente social, sua esposa Kate (Anne Schedeen) e seus filhos Lynn (Andrea Elson) e Brian (Benji Gregory), sendo apelidado de ALF, que é uma sigla em inglês para "forma de vida alienígena".

Porém, ALF tem a capacidade de entrar em enormes confusões, que na maioria das vezes envolvem também a família Tanner, principalmente Willie. Eles têm de evitar que ALF seja descoberto e o governo o aprisione e com ele realize experimentos. O elemento principal da série é o fato de o personagem ser desbocado, crítico, sacárstico, irônico, além de adorar assistir televisão e comer, ao que inclui o gato da família, Lucky. Outros personagens eram os Ochmonek, os vizinhos da casa ao lado dos Tanner, com a bisbilhoteira Rachel (Liz Sheridan) e seu marido Trevor (John LaMotta). Ao longo das temporadas outros personagens também foram inseridos, como o sobrinho dos Ochmonek, Jake (Josh Blake).

ALF - O ETeimoso estreou em 1986, pelo canal norte-americano NBC. Com uma mistura de ficção científica e sitcom, a série visava atrair em grande parte o público infanto-juvenil, mas conquistou também os adultos. Ao contrário do que parecia, o personagem, sendo fofo para uns e feio para outros, com suas características peculiares, acabava de certa forma por ironizar e criticar o estilo de vida americano, em especial pelo fato de toda a família ter de adaptar os seus hábitos para conviver com um alienígena em casa.

A produção da série, apesar de pouco ter sido noticiado na época em que estava no ar, era complicada. ALF era um boneco, manipulado por várias pessoas, sendo o principal o criador e produtor do seriado, Paul Fusco, que além de manipular a boca e um dos braços, também era responsável por sua voz. Porém, nas cenas em que todo o corpo de ALF aparece, era um ator de baixíssima estatura com uma fantasia. As gravações eram muito mais demoradas do que o normal para uma sitcom, uma vez que a manipulação do boneco, além de complexa, acabava por demandar diversas repetições de cenas. Além disso, o cenário era elevado, em uma plataforma, para que os manipuladores pudessem trabalhar e ainda assim não ficassem visíveis.

Outro problema dos bastidores da série era relacionada aos próprios atores. O personagem principal era de fato ALF, um boneco, que ficava com as melhores falas e o maior destaque do programa. Somava-se a isso a irritação decorrente da lentidão das gravações e as inúmeras interrupções por causa da manipulação do personagem, o que gerou ao longo das quatro temporadas em que o seriado ficou no ar uma grande tensão na equipe em geral. 

Apesar desses problemas, ALF - O ETeimoso foi um sucesso de audiência, ficando entre os programas mais assistidos dos Estados Unidos durante a 2ª e a 3ª temporada. Para aproveitar isso, foi produzido um desenho animado, ALF - A Série Animada, pela DIC Entertainment. Foram duas temporadas, em um total de 26 episódios, exibidos entre 1987 e 1989, mostrando as aventuras de ALF em Melmac, antes do planeta explodir. Ao final da série animada, um outro desenho foi criado, ALF Tales, no qual os personagens participam de contos de fadas. Também teve duas temporadas, totalizando 21 episódios exibidos entre 1988 e 1989.

O declínio da audiência e os níveis de tensão cada vez maiores nos bastidores levaram ao cancelamento do seriado em sua 4ª temporada. O último episódio apresenta ALF sendo convidado por seus amigos Skip e Rhonda para viver na colônia de Nova Melmac, a qual eles estabeleceram. Após aceitar o convite e se despedir da família Tanner, ALF acaba sendo capturado pelo governo americano antes de conseguir partir.

Foi desse ponto que em 1996 foi produzido o telefilme Projeto ALF, no qual dois cientistas e militares o ajudam a escapar. O filme contou com a participação de nomes conhecidos do público, como Martin Sheen, Ed Begley, Jr. e Miguel Ferrer, apesar de não apresentar nenhum dos personagens da família Tanner, fazendo apenas referência a ela.

Mesmo após o final da série, o personagem ALF continuou a ser explorado, como no caso do programa de entrevistasALF's Hit Talk Show, do canal a cabo americano TV Land, mas que não deu certo. Além disso, ao longo dos anos, ALF também ganhou histórias em quadrinhos, jogos de computador, entre outros.

No Brasil, ALF - O ETeimoso foi primeiramente exibido pela Rede Globo, aos domingos, no horário do almoço. Posteriormente, a Bandeirantes reprisou a série, seguida pelo SBT. Na tv paga, a Nickelodeon exibe a série no bloco Nick@Nite, de seriados antigos.

A dublagem brasileira da Herbert Richers trouxe Orlando Drummond como a voz de ALF. O personagem, ao lado de Scooby-Doo e outros, se tornou um de seus trabalhos mais conhecidos, com bordões como "Tá limpo", que ficaram na memória dos fãs.



fonte http://tvcinemadvd.blogspot.com.br/2011/02/series-classicas-alf-o-eteimoso-uma.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário