Translate

sexta-feira, 1 de junho de 2012

Agente 86 - Inesquecível



Get Smart (Olho Vivo em Portugal e Agente 86 no Brasil) é o nome de um conhecidoseriado de televisão dosEstados Unidos da América. Consagrou-se como um dos grandes sucessos da televisão mundial na década de 1960, gerando continuações e vencendo.

História - Tudo deu Inicio com o sucesso dos filmes de James Bond na década de 1960. OsprodutoresLeonard Stern e Dan Melnick, associados a Mel Brooks e Buck Henry, idealizaram uma série de TV cômicacom os mesmos temas, espionagem e Guerra Fria.

Don Adams foi escolhido graças à sua atuação no The Bill Dana Show, no qual fazia um atrapalhado detetivede hotel. Ele se engajou tanto no papel que chegou a sofrer acidentes devido às cenas de ação. Em compensação, ganhou muitos prêmios como ator decomédia. Adams nasceu em 13 de abril de 1923 e faleceu em 25 de setembro de 2005, vítima de pneumonia.

O episódio-piloto foi rodado em preto e branco. A história começa exatamente como os demais episódios, com o Agente 86 indo para o escritório secreto, atravessando várias portas. Ali também aparecem o sapato-fone e o cone-do-silêncio. Na missão contra o vilão Senhor Big (um anão), ele recebe ordens do Chefe e é ajudado pelos Agentes Canino, 99 (que ele não conhecia) e 34 (escondido em um armário).Ele ficou muito feliz quando descobriu que seria um agente de campo,ou melhor um agente de missões pois antes ele era apenas um agente que trabalhava no prédio do CONTROLE.

Apesar de já contar com todos esses ingredientes cômicos que se tornariam famosos, os executivos de produção da Rede ABC recusaram-se a comprar a série, pois, na trama apresentada, a intenção dos vilõesera explodir a Estátua da Liberdade.

Os criadores de Smart não se deram por vencidos e foram bater na porta da Rede NBC, que aprovou o projeto e concedeu autorização para iniciar a produção da série, agora totalmente em cores.

A melhor temporada do seriado é provavelmente a primeira, entre 1965 e 1966. Em 1969, a audiência caiu um pouco e a Rede CBS assumiu o programa, encontrando como solução casar os protagonistas, de cuja união nasceramgêmeos. Mas a audiência não se recuperou e, como conseqüência, a série foi cancelada em1970.

Agente 86 durou cinco temporadas, de 1965 a 1970, ganhando sete prêmios Emmy, dois para seriado cômico e três para Don Adams. Foram produzidos cento e trinta e oito episódios de vinte e quatro minutos. No Brasil, foi exibido primeiro pela TV Record e depois, emreprise, pela TV Bandeirantes, depois em 2009, lançou na Rede TV. Houve um filme para cinema em 1980, chamado The Nude Bomb (A Bomba que Desnuda) e um telefilme em 1989, na Rede ABC.

Em 1995, a Fox tentou revitalizar o seriado com uma nova versão, agora com Smart no comando do C.O.N.T.R.O.L e 99 como deputadafederal. Apesar do fracasso dessas retomadas, Agente 86 é o único seriado a ter passado pelas quatro grandes emissoras americanas –NBCCBSABC e FOX – com o elenco original.

No Brasil, primeiramente foi exibido na TV Record, depois os seus direitos foram comprados pela TV Bandeirantes, e depois pela Rede TV. Hoje em dia, a UlbraTV transmiteo Agente 86. A Band, no final de 2007, chegou a passar um episódio do seriado em um sábado à tarde, às 14h. Atualmente ele é exibido pelo canal de televisão paga Nick (Nickelodeon)com nova redublagem de todas temporadas no estudio carioca daHerbert Richers , onde é exibido num quadro chamado Nick At Nite. A série também é exibida pelo canal pago TCM com diferencial da primeira dublagem da época nos estudios paulista da AIC que fez a partir da 2 temporada em diante nos tempos da Tv record só a 1 temporada ficou ao cargo da Herbert Richers com a 1 primeira dublagem . Para quem tem a parabólica ou uma boa antena UHF, passa Agente 86 na Rede Brasil,UlbraTV nos sábados as 17h50 e na internet passa na Tv HotMix

No dia 20 de junho de 2008, foi lançado o filme inspirado no velho seriado, que se chama Agente 86: O Filme. Os protagonistas são Steve Carell e Anne Hathaway e houve participação dos produtores originais Buck Henry e Mel Brooks. A história mostra 86 iniciando sua carreira como agente, auxiliado pela veterana 99, em sua primeira missão: impedir que a K.A.O.S. entregue códigos de lançamento demísseis nucleares aterroristas.

PERSONAGENS - O herói se chamava Maxwell "Max" Smart e, interpretado por Don Adams, atuava para uma organização secreta chamada C.O.N.T.R.O.L.E. Esta possuía como missão combater a organização criminosa K.A.O.S., que durante um período foi comandada por um agente nazista de sotaque alemão – era o vilão Siegfried, interpretado por Bernie Kopell.

Smart possuía como código o número 86 e era auxiliado por uma bela agente cujo número era 99. Costuma-se dizer que era a agente 99quem resolvia tudo e Smart ficava com os créditos (embora essa versão seja um pouco exagerada, na realidade o agente 86 resolvia tudo, mas do seu jeito atrapalhado).

Assim como James Bond, Smart tinha uma série de equipamentos especiais como o sapato-fone e a parede invisível de sua casa. Além disso, havia o impagável cone do silêncio, que ele usava para conversar com o chefe sobre assuntos sigilosos, mas sempre apresentava algum problema, geralmente um não podia ouvir o outro e as vezes podia se ouvir de fora mas não entre eles. Muita gente pode até não acreditar que Smart é competente, devido a sua grande ingeuidade, natureza desastrada e ocasional falta de atenção. Mas, apesar desses defeitos, Smart provou mas de uma vez ser engenhoso, habil no combate de corpo-a-corpo, proficiente atirador e incrivelmente sortudo.

A agente 99 era interpretada por Barbara Feldon, uma modelo que ficou famosa com um comercial daRevlon e por vencer um show de TV no qual respondia a perguntas sobre a vida e a obra de William Shakespeare. Comenta-se que o nome da agente era Susan Hilton (O nome dela nunca foi revelado. Susan Hilton é um nome falso que ela usou quando decidiu se casar com o dono de um cassino. Nem no casamento dela com o agente 86 foi revelado seu nome verdadeiro. Portanto, a informação de que o nome dela é Susan Hilton é inteiramente falsa.).

Para o papel do chefe do C.O.N.T.R.O.L.E, foi escolhido o ator Edward Platt, outrora um cantor de ópera. Nascido em 4 de fevereiro de1916, encarnava um homem sério e ponderado, que vivia tendo dores de cabeça com as trapalhadas de Smart. Seu nome, revelado mais tarde, era Thadeus. Platt faleceu em 1974, aparentemente vítima de um infarto (Na verdade foi divulgado inicialmente que ele morreu de infarto, mas depois foi descoberto que a causa mortis foi suicídio. Ele passava por muitos problemas pessoais e financeiros na época).

Nenhum comentário:

Postar um comentário