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quarta-feira, 30 de maio de 2012

AO REY Charles Chaplin








Pensamos em demasia e sentimos bem pouco.
mais do que de máquinas, precisamos de humanidade.
Mais do que de inteligência, de afeição e doçura.
Sem essas virtudes, a vida será de violência
e tudo será perdido.
Biografia
Charles Spencer Chaplin nasceu no dia 16 de abril de 1889 às 20 horas, em um subúrbio de Londres. Sua mãe, Lili Harley, era atriz de comédia. Seu pai, também artista do music-hall, abandonou a família quando Charles ainda era pequeno. Um grave problema de laringite acabou com a carreira da jovem Lili Harley, obrigando Charles Chaplin a debutar artisticamente com apenas cinco anos de idade.
O teatro, muito freqüentado por soldados, não era propriamente um local "seletivo", mas foi onde o pequeno Chaplin pôde demonstrar pela primeira vez o seu grande talento para a interpretação.
Os primeiros anos da vida de Chaplin se passaram em orfanatos, e foi neles onde Chaplin encontrou todos os elementos que utilizaria mais tarde nos roteiros dos filmes que dirigiu e interpretou. Essa primeira etapa da sua vida não tinha o humor nem a ironia com a qual o cineasta sensibilizou o público do mundo inteiro.Felizmente, Chaplin acabou construindo a sua vida com a única coisa positiva que poderia ter herdado da sua família: a paixão pelo teatro. Graças a seu pai, comemorou o seu oitavo aniversário contratado por uma companhia de bailarinos chamada Eight Lancashire Lads. Pouco depois, a morte de seu pai e a internação da sua mãe em um sanatório marcariam a vida de Chaplin profundamente. Nessa época assinou seu primeiro contrato estável como ator, interpretando um mensageiro em uma versão de Sherlock Holmes. Com esse trabalho, melhorou sua situação financeira. Nesse mesmo ano conseguiu um emprego no Circo Casey, onde pôde desenvolver as suas habilidades cômicas. Já na primeira apresentação, conseguiu arrancar sonoras gargalhadas do público pela maneira desesperada com a qual recolhia as moedas atiradas à arena.
O adolescente Chaplin conseguiu um lugar na companhia do acrobata Fred Karno, apresentado por seu irmão Sidney. Karno, que fazia sucesso com espetáculos de mímica, chegou a ter cinco companhias, apresentando-se em todas simultaneamente. Chaplin rapidamente superou o artista Harry Weldon, com quem dividia o número e, em 1909, teve a sua primeira temporada em Paris.

Pensamento
"Se tivesse acreditado
na minha brincadeira
de dizer verdades teria
ouvido verdades que
teimo em dizer brincando,
falei muitas vezes como um palhaço
mas jamais duvidei da
sinceridade da platéia
que sorria."
Chegando em Paris, conheceu os favores das prostitutas, e a cidade onde os irmãos Lumiére, George Méliés e Max Linder fizeram nascer a magia do cinematógrafo. Anos mais tarde, Max Linder diria: "Chaplin teve a gentileza de me confessar que os meus filmes o levaram a fazer os seus próprios filmes.Chamou-me de mestre, mas fui eu que tive o prazer de aprender com ele". Naquela época, o mundo das imagens animadas ainda lutava para conseguir uma linguagem própria e um reconhecimento social.
Depois de outra turnê pelo norte da Inglaterra, Karno ascendeu Chaplin a primeiro ator das representações que a companhia faria nos Estados Unidos, em 1910. Toronto e Nova Iorque foram as primeiras paradas desta turnê, antes de prosseguir para o oeste. A Broadway não assimilou o humor inglês, mas Chaplin chamou a atenção de alguns jornais e de um jovem espectador, que nessa época trabalhava para o cinema; era Mack Sennett, que voltaria a encontrar Chaplin dois anos mais tarde, em uma nova turnê pelos Estados Unidos.
Enquanto estava na Filadélfia, em 1913, Chaplin recebeu um telegrama pedindo-lhe que fosse até um escritório no centro da Broadway. Ali funcionava a sede da Keystone Comedy Film Company, onde lhe ofereceram um salário de 150 dólares para que fizesse três filmes por semana. Depois de algumas negociações, Chaplin acabou aceitando o trabalho e, ao chegar em Los Angeles, reencontrou Mack Sennett, que seria seu novo chefe.
"A beleza
é a única coisa
preciosa na vida.
É difícil encontrá-la
Mas quem consegue,
descobre tudo."
Chaplin dividiu camarim com estrelas da casa, como Ford Sterling, Roscoe Arbuckle e Mabel Normand. No início, Chaplin teve que se adaptar ao estilo de Sennett, com perseguições policiais e exibições de insinuantes banhistas. O seu primeiro filme, estreado em fevereiro de 1914, mostrava as aventuras de um personagem cômico na redação de um jornal. Em seu segundo filme, Corrida de automóveis para meninos (1914), criou um personagem que logo seria identificado pelo público. Sennett pediu-lhe que se vestisse de maneira engraçada. "Pensei que poderia usar umas calças muito grandes e uns sapatos enormes, além de uma bengala e um chapéu coco. Queria que tudo fosse contraditório: as calças folgadas, o paletó apertado, o chapéu pequeno e os sapatos enormes. Não sabia se deveria parecer velho ou jovem, mas quando me lembrei que Sennett tinha pensado que eu era bem mais velho, coloquei um bigodinho que me daria alguns anos sem esconder a minha expressão". Assim nasceu o famoso "Tramp" (que os povos dos países de idioma espanhol passaram a chamar de "Carlitos"). As disputas com outros diretores e a ambição dificultaram sua relação com a Keystone, depois de ter filmado 35 longas-metragens em apenas um ano. Não foi difícil conseguir, em 1915, um contrato com a Essanay, a produtora que tinha por estrela principal Gilbert M. Anderson, o famoso Bronco Billy dos primeiros filmes western. A partir desse contrato, Chaplin começou a ganhar 1.250 dólares por semana e uma bonificação extra de 10.000 dólares, com a qual formou uma equipe bastante competente, consolidando uma técnica e um estilo próprios.
Insatisfeito com os estúdios da Essanay em Chicago e em São Francisco, instalou-se em Los Angeles. Desde o primeiro dos quinze filmes que realizou para essa produtora, teve a colaboração de Rollie Totheroth, seu fiel câmera durante sua carreira nos Estados Unidos. Contratou Edna Purviance como primeira atriz dos filmes que realizaria nos próximos quinze anos , logo após ter começado a dirigir, percebeu "que o posicionamento da câmera não era apenas uma questão psicológica, ms também constituía a articulação da cena; na verdade, era a base do estilo cinematográfico". O sucesso de Chaplin foi consolidado pelo contrato com a Mutual em 1916. Em troca de 10.000 dólares semanais e de uma bonificação inicial de 150.000 dólares, Chaplin comprometeu-se a entregar doze curtas-metragens de duas bobinas, dentre os quais estão algumas das sus primeiras obras-primas: "No Armazém" (1916), "Rua da paz" (1917), "O balneário" (1917), "O emigrante" (1917). A produtora colocou um novo estúdio à sua disposição, o Lone Star, e o cineasta pôde trabalhar com liberdade, rodeado por uma equipe de fiéis colaboradores como os atores Eric Campbell, Henry Bergman, Albert Austin e Edna Purviance.
A respeito de seu envolvimento com Edna Purviance, o próprio Chaplin reconheceu na sua autobiografia: "Como Balzac, que achava que uma noite dedicada ao sexo significava a perda de uma página de algum dos seus romances, eu também achava que seria perder um ótimo dia de trabalho nos estúdios".

Abbott e Costello BIOGRAFIA



Os atores Bud Abbott e Lou Costello  trabalharam 22 anos juntos, em mais de 40 filmes e centenas de shows. Eles começaram se apresentando no Teatro de Vaudeville, depois conseguiram fama com o rádio e nos anos 40 passaram para o cinema.
Em Streets of Paris (1939), musical da Broadway que lançou a brasileira Carmem Miranda nos Estados Unidos, eles eram os protagonistas. No primeiro filme, Uma Noite nos Trópicos, obtiveram um razoável sucesso de bilheteria e se firmaram como sucessores da dupla O Gordo e o Magro.
Os dois possuíam tipos físicos semelhantes aos de Laurel e Hardy - Abbott era magro e Costello gordo -, embora fossem menos criativos que estes. Nos anos 50 estrelaram produções para a televisão, mas no fim da década já haviam sido esquecidos.


A Série.

A série de maior sucesso da dupla estreou em 1952 e durou um ano, com 52 episódios de 30 minutos cada.
Bud Abbott e Lou Costello protagonizavam confusões engraçadíssimas que agradavam adultos e principalmente as crianças com um humor pastelão extremamente criativo.
A gag da dupla mais conhecida era a brincadeira com a frase "Who's on First?, utilizada mais recentemente no filme Rain Man como um mecanismo de defesa do personagem autista de Dustin Hoffman. Costello é quem dizia as piadas, enquanto Abbott as preparava. Apesar disso, quando foram lançados no cinema como uma dupla, o Estúdio que os contratou preferiu colocar o nome de Abbott em primeiro lugar, Abbott e Costello, o que desagradou seu parceiro.
O sucesso da série O Show de Abbott e Costello e dos filmes da dupla daria inspiração para outro programa exibido em 1966 com o mesmo nome.


No Brasil.

A série produzida em 1952 chegou ao Brasil apenas na década de 1970, quando foi apresentada pela TV 

o Gordo e o Magro BIOGRAFIA


De 1926 a 1950, o norte-americano Oliver Hardy e o britânico Stan Laurel formaram a mais famosa dupla cômica do cinema: o Gordo e o Magro. Oliver Norvell Hardy Junior, aos 8 anos, já era cantor profissional. Filho de advogado, chegou a se matricular na Universidade da Georgia para seguir os passos do pai, mas abandonou a idéia e preferiu abrir um pequeno cinema, quando tinha 18 anos.

Três anos mais tarde, conseguiu emprego na indústria cinematográfica, interpretando pequenos vilões em comédias de curta-metragem, chegando a dirigir e escrever algumas delas.

Em 1921, contracenou pela primeira vez com Stan Laurel em "Lucky Dog", mas ninguém notou a possibilidade de formarem uma dupla de grande sucesso e Oliver continuou fazendo papéis menores. Os dois só voltaram a trabalhar juntos cinco anos depois.

Artur Stanley Jefferson, cujo pai era ator, diretor, produtor, escritor e empresário teatral, estreou no teatro aos 16 anos, em Glasgow (Escócia) e até 1910 ganhou a vida como ator teatral na Inglaterra, interpretando dramas e comédias. Naquele ano, ingressou na famosa companhia de Fred Karno, como ator substituto de Charles Chaplin na primeira turnê do grupo pelos Estados Unidos.

Na segunda turnê, em 1912, Stan ficou nos Estados Unidos atuando em comédias de curta-metragem e em peças teatrais, escrevendo roteiros e dirigindo alguns de seus filmes. Adotou o pseudônimo Stan Laurel porque seu nome verdadeiro, Stanley Jefferson, tinha treze letras diferentes e ele acreditava que poderia dar azar.

Em 1926, o diretor Leo McCarey, dos estúdios de Hal Roach, convenceu Stan e Oliver a trabalharem juntos e já no ano seguinte realizaram treze comédias de sucesso.

Com um humor inteligente e visual, em 1929 a dupla entrou sem problemas no cinema falado. Em 1940, terminaram a sociedade com Hal Roach e trabalharam para grandes estúdios, como Fox e Metro.

Pararam de filmar em 1945 e fizeram duas turnês pela Inglaterra com um show. Em 1950, voltaram às telas numa co-produção franco-italiana chamada Atoll K (lançado nos EUA como "Robinson Crusoeland", e mais tarde relançado como "Utopia"). No Brasil, teve outros dois títulos: "O Paraíso dos Malandros" e "A Ilha da Bagunça". Contudo, não tiveram sucesso.

Nessa época, Oliver vivia com sua terceira mulher, Virginia Lucille Jones, com quem se casou em 1940, e Laureu estava no seu sexto casamento, com Ida Kitaeva Raphael, que o acompanhou de 1946 até a morte.
Oliver faleceu em 7 de agosto de 1957, meses depois de um ataque cardíaco. Suas cinzas foram depositadas em Hollywood.

Stan prometeu nunca mais aparecer nas telas, limitando-se a escrever textos, roteiros e peças humorísticas até morrer, em 23 de fevereiro de 1965. Juntos, fizeram 99 filmes.






Os Três Patetas DO COMEÇO AO FIM


The Three Stooges (no BrasilOs Três Patetas; em PortugalOs Três Estarolas) foi um grupo cômico norte-americano do século XX, em atividade desde 1922 até 1970, mais conhecido por seus numerosos curta-metragens. Sua comicidade era marcada pela extrema comédia pastelão e farsa física.
A primeira formação do grupo consistia em Moe HowardLarry Fine e Shemp Howard, que apareceram junto com Ted Healy no longa-metragem Soup to Nuts (1930), da Fox Film Corporation. Shemp retirou-se do grupo em 1932 para seguir carreira solo, e foi substituído por seu irmão mais novo Curly Howard. Esta formação do grupo apareceu com Healy em vários filmes daMetro-Goldwyn-Mayer, de 1933 a 1934.
Moe, Larry e Curly deixaram Healy em 1934 e se mudaram para a Columbia Pictures, onde passaram a estrelar sua clássica série de curta-metragens. Quando Curly retirou-se do grupo após sofrer um derrame cerebral, o cargo de "terceiro pateta" voltou a ser ocupado por Shemp, e posteriormente por Joe Besser. Ao todo, o grupo protagonizou 190 curta-metragens para a Columbia entre 1934 e 1958.
Depois do cinema, os curtas foram exibidos na televisão, possibilitando o nascimento de uma nova geração de fãs. Com o ressurgimento da popularidade d'Os Três Patetas, Moe e Larry convidaram Joe DeRita (apelidado de "Curly-Joe") para juntar-se ao grupo. Moe, Larry e Curly-Joe estrelaram vários filmes de longa-metragem entre 1959 e 1970.
todo os elencos

MATA SAUDADESSS

28805 

Os Três Patetas - Biografias
     Moe Howard
     Moe Howard nasceu em 19 de junho de 1897 numa pequena comunidade judaica chamada Bensonhurst nas cercanias do Brooklyn em Nova York; seu verdadeiro nome era Moses Horvitz. Sua mãe se chamava Jennie Horvitz e seu pai, um alfaiate, era Solomon Horvitz. Moe foi o quarto dos cinco irmãos Howard. Dois de seus irmãos atuaram com ele como personagens dos Três Patetas, Jerome (Curly) e Samuel (Shemp). Os outros dois irmãos Jack e Irving nunca entraram para o show business. Moe nunca completou os estudos universitários, sua verdadeira paixão era o teatro.
     Em 1909, Moe conseguiu penetrar no mundo e nos bastidores do cinema, como mensageiro dos artistas no Vitagraph Studios no Brooklyn. Sua persistência fez com que logo começasse a atuar em filmes com astros e estrelas da época, tais como John Bunny, Flora Finch, Earle Williams, Herbert Rawlinson e Walter Johnson. Foi no mesmo ano de 1909 que Moe conheceu Ted Healy, tornaram-se amigos íntimos e no verão de 1912 Moe passou a fazer parte da trupe de Annette Kellerman de shows aquáticos de garotas mergulhadoras. Era um trabalho temporário que durava apenas os verões.
     Depois de um longo período de separação, Moe se re-encontra com Ted Healy em 1922 e juntamente com seu irmão Shemp, formam uma parceria que salvo alguns intervalos, durou 10 anos.
     Em 7 de março de 1925 Moe casa-se com Helen Schonberger que era prima de Harry Houdini o famoso mágico e prestidigitador. Mais um pequeno período afastado do show business e Moe re-ata com Ted Healy, na mesma época em que Larry Fine junta-se ao grupo.
     Eles se apresentavam em espetáculos do Vaudeville como os Patetas inclusive em shows como A Night in Venice (Uma noite em Veneza). Ted e seus Patetas fizeram sua primeira aparição na tela dos cinemas na clássica comédia da 20th Century Fox, "Soup to Nuts"em 1930. Este filme foi seguido de uma série de comédias para a Metro Golden Mayer.
     Em 1934, Moe, Larry e Curly assinaram contrato com a Columbia Pictures como os Três Patetas (The Three Stooges) para estrelarem os episódios que até hoje ainda podem ser vistos nas TV a cabo.
     Em 1958 Joe DeRita se junta a Moe e Larry para substituir Curly Howard que falecera em 1952, eles interpretaram juntos os Três Patetas até que Larry sofresse um ataque cardíaco durante as filmagens de "Kook's Tour" em 1970; depois disso Larry ficou impossibilitado de atuar. Moe e Curly Joe cogitaram o nome de Emil Sitka para substituir Larry, mas os Três Patetas depois disso nunca mais atuaram juntos.
Moe teve dois filhos, Joan e Paul. Moe faleceu em 4 de maio de 1975 aos 78 anos.
   Shemp Howard
     Samuel Horvitz nasceu no Brooklyn, Nova York em 17 de março de 1895, ganhou o apelido de Shemp, pois sua mãe com forte sotaque Europeu, não conseguia chamá-lo de "Sam" , mas sim, algo parecido com "Shemp".
     Shemp matriculou-se na Baron DeHirsch Trade School juntamente com Moe, onde pretendia estudar para ser encanador, Moe fez apenas 2 meses do curso de eletrecista, mais para satisfazer ao seu pai. Mas assim como Moe, Shemp tinha sonhos de se tornar um grande artista. Trabalharam juntos em v
ários espetáculos de Vaudeville até 1922 quando se juntaram a Ted Healy que precisava de novos atores para substituir seu elenco.
     Em 1925 Shemp casou-se com Gertrude "Babe"Frank, ela lhe d
á um filho, Morton em 1927; neste mesmo ano Larry se junta àtrupe de Ted Healy, pouco tempo depois os três co-estrelaram com Ted "Soup Nuts". Mais adiante, Ted abandona a revista musical J.J. Schubert Broadway, levando consigo Moe e Larry. Shemp continua sozinho com o show, e em 1932 torna-se astro de comédias para a Vitaphone. Estrelou ainda em filmes na RKO Pictures, MGM e Monogram. Nos anos 40 fez vários papéis em comédias da Universal, "Buck Privates", "The Bank Dick" e "Hellzapoppin !". Depois de Curly ter que deixar a cena por causa de sua doença, Shemp tornou-se um um dos Três Patetas, e não fez apenas 77 dos episódios dos Patetas, mas também estrelou um filme "Gold Riders" em 1951.
     No dia 23 de novembro de 1955, Shemp foi com alguns amigos ao Hollywood Legion Stadium, assistir 
às lutas de boxe, ao término, Shemp toma um taxi em direção à sua casa na ala norte de Hollywood, com seu amigo Al Winston, no banco traseiro Shemp acende seu charuto, e, derepente tomba no colo de Al, Shemp acabava de ter um fulminante ataque cardíaco falecendo aos 60 anos.
   Larry Fine
     Larry Fine nasceu Louis Fienberg em 5 de outubro de 1902 na zona sul de Philadelphia, Pennsylvania. Seu pai Joseph Fienberg e sua mãe Fanny Lieberman tinham uma relojoaria e joalheria, Larry tinha mais dois irmãos Morris, um jovem irmão Phillip que morreu prematuramente e uma irmã Lila que se tornou professora. Quando criança, Larry teve seu braço esquerdo seriamente queimado por ácido que seu pai usava nos serviços de ourivesaria; Larry recebeu um enxerto de pele em seu braço. Seu médico recomendou que Larry tomasse aulas de violino, como forma de terapia, tocando o instrumento ele conseguiria reforçar a musculatura do membro afetado. Seu aprendizado e domínio do instrumento tornaram-se impressionantes de tal forma que Larry muitas vezes chegou a tocar profissionalmente. Curiosamente, em paralelo com seus recitais de violino em noites do teatro amador, Larry também lutava boxe e chegou a ganhar dinheiro como lutador peso leve. Mais tarde Larry desenvolveu um ato na cena do Vaudeville onde representava um dancarino russo que tocava o violino enquanto dançava, isto foi o que chamou a atenção de Ted Healy.
     Quando Shemp decidiu não acompanhar a trupe de Ted, Moe sugeriu que talvez Larry pudesse substituí-lo.  Mas, os três chegaram a atuar juntos e sua primeira aparição na Broadway foi em "A Night in Venice". Larry estrelou ainda o primeiro longa metragem dos Patetas, "Soup to Nuts" em 1930 pela 20th Century Fox.
     Larry entrou para os Três Patetas com Moe e Curly para filmar os episódios na Columbia Pictures que começaram a ser produzidos em 1934.
     Larry e sua esposa Mable, viviam em hotéis, primeiramente no President Hotel em Atlantic City, onde nasceu sua filha Phyllis, depois foram para o Knickerbocker Hotel em Hollywood. Mais tarde Larry comprou uma velha casa em estilo mediterrâneo em Los Feliz nos arredores de Los Angeles. Larry teve mais um filho, Johnny que morreu em um trágico acidente automobilístico em 17 de Novembro de 1961 aos 24 anos, sua esposa morreu em 30 de maio de 1967. Larry teve 5 netos, Christy Lynn Clark, John Fine, Jr., Phyllis Miller, Kris Cutler e Eric Lamond.
     Após 1958, Larry, Moe e Curly Joe se apresentaram ao vivo para platéias em todo os Estados Unidos, apareceram em seis longa metragens, diversos shows de televisão e ínúmeras produções até que Larry sofresse um ataque cardí
aco durante as filmagens de "Kook's Tour" em 1970. Depois disso Larry nunca mais atuou novamente, vindo a falecer em 24 de janeiro de 1975.
   Joe Besser
    Depois da morte de Shemp, Joe Besser o substitui em 1956. Joe Besser nasceu em Saint Louis, Missouri, em 12 de agôsto de 1907, filho de Fannie e Morris Besser. Seus pais eram judeus ortodoxos e vieram da Polônia para os Estados Unidos em 1895, Morris era padeiro.
     No ano de 1928 já atuando em sua carreira de comediante, Joe foi apresentado a Erna Dora Kretschmer (Erna Kay) com quem se casou em 18 de novembro de 1932. Erna Kay era uma coreógrafa da Paramount Films em 1929 do filme "The Coconuts" estrelado pelos Irmãos Marx. Em 1940 Joe convida um contratado da Columbia Pictures, Jimmy Little para formar dupla com ele. Logo, Joe torna-se a atração principal da Orpheum, RKO, Paramount e do circuito de cinemas Loew. Também se apresentou nos palcos da Broadway; eventualmente a Columbia Pictures contratava Joe para atuar em pequenas comédias de "dois rolos" de filme. Gradativamente fazendo sua escalada ao pódio das estrelas, comediantes de rádio como Jack Benny, Fred Allen, Eddie Cantor e Milton Berle, disputavam para ter Joe em seus programas.
     Joe se apresentou com freqüência em Jack Benny Show, The Fred Allen Show, The Eddie Cantor Show, Tonight on Broadway, The Vaughan Monroe Show e de 1945 a 1949 atuou com Milton Berle em "Let Yourself Go". Joe fez inúmeras comédias curtas para a Columbia, antes de se juntar aos Três Patetas em 1956. Joe deixou os Três Patetas em 1958 e estrelou em alguns filmes e fez uma carreira de sucesso na televisão.

     Joe veio a falecer em 1o. de março de 1988 aos 81 anos em sua casa na ala norte de Hollywood de insuficiência cardíaca, quatorze meses depois, sua esposa Edna morre em 1o. de julho de 1989.
    Curly Joe
     O verdadeiro nome de Joe DeRita era Joseph Wardell, nascido em 12 de julho de 1909 na Philadelphia, Pennsylvania, Joe foi o único dos Patetas que veio de uma família de artistas; sua mãe Florenz DeRita era uma dancarina e seu pai um técnico de palco. Joe começou a atuar desde os 7 anos de idade. Joe estrelou nos palcos, num dos papéis principais em "Peck's Bad Boy" juntamente com sua mãe e seu pai. Em 1921, Joe entra para o teatro burlesco, pois o Vaudeville já havia acabado. Em 1944, Joe desponta em seu primeiro filme "The Doughgirls" com Ann Sheridan pela Warner Brothers. Durante a 2a. grande guerra, Joe trabalhou animando as tropas, e viajou através do Atlantico juntamente com vários astros de Hollywood, que incluíam seu grande amigo Randolph Scott. Fez diversas tournées com Bing Crosby para entreter os soldados na Inglaterra e França. Depois da guerra, Joe foi artista convidado em diversos show de rádio, incluíndo Burns&Allen e foi também ator convidado de filmes e shows de TV como "The Desilu Playhouse", "This is Alice" e "Bachelor Father". Joe apareceu nos curtas da Columbia, "Slappily Married" e "The Good Bad Egg", nestes curtas, figuraram também alguns dos atores do elenco de apoio dos curtas dos Três Patetas.
     Em 1958 o departamento de curtas da Columbia foi desfeito e os Três Patetas não tinham mais contrato com a Columbia. Joe Besser havia desistido de viajar com os Três Patetas em suas apresentações pelo país, então Moe e Larry precisaram de um terceiro Pateta; Joe DeRita foi convidado e imediatamente foi formada a Comedy III Productions, Inc. uma companhia que detinha os direitos dos Três Patetas e cuidava de seus negócios no mundo dos espetáculos. Neste mesmo ano, a Columbia começou a re-transmitir os antigos curtas dos Três Patetas na televisão, e, imdiatamente re-surgiu a popularidade do grupo.
     Os Três Patetas com Curly Joe fizeram inúmeras apresentações ao vivo e estrelaram seis longa metragens. Este período de 1958 até os anos 60 foram descritos por Larry, como os anos de ouro dos Três Patetas.
     Durante as filmagens de "Kook's Tour" em 1970, Larry sofre um ataque cardíaco que deixa o lado esquerdo de seu corpo paralizado, impossibilitando-o de atuar, foi cogitado o nome de Emil Si
tka para substituí-lo, mas os Três Patetas nunca mais atuaram juntos, era o fim de uma carreira de 40 anos.
     Curly Joe forma então um grupo chamado Os Novos Três Patetas com Mousie Garner e Frank Mitchell, mas, fizeram apenas umas poucas apresentações, não chegando a realizar nenhum filme. Curly Joe estava muito velho para as pandegas dos Três Patetas.
     Curly Joe se casou com Jean DeRita em 1966 e ficaram casados por 25 anos até a sua morte aos 81 anos, prestes a completar 82, em 3 de julho de 1993 no Motion Picture Hospital em Los Angeles, ele foi o último dos Patetas.
   Curly Howard
     Jerome Lester Horvitz era o verdadeiro nome de Curly, irmão de Moe e Shemp, nasceu em 22 de outubro de 1903 em Bath Beach, uma estância de veraneio nas cercanias do Brooklyn, era o quinto, e o filho mais novo do casal Jenny e Solomon Horvitz.
     Seu interesse pelo show business surgiu quando por diversas vezes assistiu a seus irmãos Moe e Shemp atuarem junto a Ted Healy. Depois da saída de Shemp do grupo de Ted, Moe sugeriu que seu irmão mais novo Jerome seria um ótimo substituto para Shemp, naquela época, Curly era conhecido por Babe.
     Quando Babe foi conversar com Ted para se juntar ao grupo, tinha longos cabelos castanhos e usava bigode, para se tornar um Pateta, concordou em raspar o bigode e a cabeça.
     Apelidado de Curly, juntou-se ao time e desempenhou papéis no Vaudeville e em curtas para a MGM. Mais tarde em 1934, Curly juntamente com Moe e Larry atuaram em diversos curtas que foram produzidos para a Columbia Pictures.
     Depois que o primeiro casamento de Curly foi anulado, ele veio a se casar outras três vezes. Em 7 de junho de 1937 se casou com Elaine Ackerman, e em 1938 teve o sua primeira filha, Marilyn. Curly e Elaine se divorciaram em 11 de julho de 1940. Em 17 de outubro de 1945 Curly casou-se com Marion Buxbaum, depois de três meses de brigas e discussões, Marion e Curly se separaram em 14 de janeiro de 1946 e Curly pede o divórcio. Foi um processo escandaloso e as notícias circulavam pelos jornais locais.
     Foi depois desta separação que a saúde de Curly começou a declinar rapidamente, em 6 de maio de 1946, ele sofre um ataque cardíaco durante as filmagens da 97a. comédia do Três Patetas - "Half-Wits'Holiday". Um ano mais tarde Curly casa-se com sua 4a. esposa, Valerie, que cuidou dele até seus últimos dias. Juntos tiveram uma filha Janie, e finalmente em 1949 sua saúde ficou muito abalada, quando sofreu seu segundo enfarto e foi internado no Cedars of Lebanon Hospital em Hollywood, Curly resistiu até 18 de janeiro de 1952, quando faleceu aos 48 anos.
 


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   19 - Os Três Patetas - Espiando Espiões - Dublado-Br.avi131 MB
   18 - Os Três Patetas - O Faraó É Uma Múmia - Dublado-Br.avi120 MB
   17 - Os Três Patetas - Limpeza Profissional - Dublado-Br.avi131 MB
   16 - Os Três Patetas - Três Camaradas Elétricos - Dublado-Br.avi

domingo, 13 de maio de 2012

História do Desenho Animado



A criação de desenhos é algo instintivo do ser – humano, que o acompanha desde a época pré-histórica. A busca por desenvolver seus primitivos desenhos, fez com que se tornassem os desenhos de hoje, talvez não melhores ou mais evoluídos, porém mais atuais, uma adaptação para às crianças (e, por que não dizer, aos adultos). O primeiro desenho animado pode ser considerado Fantasmagorie em 1908. Desenvolvida pelo francês Emile Cohl, ela tinha apenas aproximadamente 2 minutos 

Mas os primeiros desenhos animados como conhecemos hoje surgiram apenas na década de 1910, no então cinema mudo e sem cores, quando a maioria das animações era de curta-metragem, geralmente visando a um público mais adulto, com piadas e roteiros. Continuando a linha do tempo, vemos o surgimento de animações como O Gato Félix. que incrivelmente faz sucesso até hoje e que foi criado na década de 20, ainda sem cores nem falas. 

Ainda na mesma década, temos o surgimento da Disney e do famoso camundongo Mickey, sendo o primeiro desenho com efeitos sonoros, tendo a voz do próprio criador, Walt Disney, sendo uma completa revolução para a época, tornando o desenho um imenso sucesso. Graças a esse trabalho o pobre camundongo trabalha até hoje, estrelando mais de 100 curtas. 

Na década seguinte, surgi uma personagem bastante influenciada pela época: Betty Boop, uma menina de cabeça grande e olhos redondos, com uma cara de santinha, e com um vestido não muito adequado para os padrões vividos, mostrando a faixa etária a qual o desenho destinava-se. Ainda sem cores, mas com som, ela foi um sucesso, até que o regime anticomunista a colocasse como um dos problemas a serem solucionados. 






Para “preservar a moral” americana, ela ganhou uma roupa mais comportada e trocou sua personalidade, se tornando uma esposa obediente. Teve seu fim em 39, voltando algumas vezes em filmes ou produtos. Ainda na década de 30, mais precisamente em 1932, Walt Disney inova novamente e traz o primeiro desenho animado colorido: Flores e Árvores. E no embalo do sucesso de seus desenhos o surgimento de novas empresas da área, como a Warner. 

A Warner, que apenas tentava copiar a formular de seu concorrente, teve seus desenhos remetidos ao completo fracasso. Mas, ao buscar uma nova formula, apelando para a insanidade dos personagens, criou, no final da década, Pernalonga e companhia. Nos anos seguintes, com a preocupação mundial da guerra, os desenhos não tiveram grandes alterações, apenas o acréscimo de personagens: Tom e Jerry, pela Warner, e Zé Carioca, uma homenagem aos cariocas, pela Disney. 

Até então, os desenhos eram exibidos no cinema, o que mudaria no decorrer do tempo. William Hanna e Joseph Barbera se juntaram com um nobre objetivo: levar os desenhos animados para a televisão. Em 1949, estrearam Os Flinstones, Zé Colméia, Manda Chuva, Os Jetsons e muitos outros que ainda hoje, podem ser conferidos no canal da TV a cabo, Boomerang. As décadas de 50, 60 e 70 se seguiram com esses desenhos que apresentavam problemas do cotidiano da família, não importava o quão estranho ela fosse. 

E também teve o surgimento de desenhos famosíssimos como Frajola e Piu Piu, Papa-léguas e Pica-Pau, que geralmente seguiam a mesma fórmula repetitiva: tinham bastante pancadaria gratuita e uma caça incessante entre os dois personagens principais, com o caçador sempre apanhando. Nos anos 80, nasceram muitos dos desenhos que fizeram à cabeça da geração que hoje é jovem, mas nem tão jovem assim.